Conheça soluções exclusivas para diferentes desafios logísticos



Qualquer problema que ocorra ao longo da cadeia logística, independentemente de sua gravidade, afeta o tempo de entrega das mercadorias.


E quando este prazo é estendido, não apenas os custos logísticos são aumentados, como a experiência dos clientes é drasticamente impactada. Infelizmente, falhas no processo logístico são muito comuns.


Erros na gestão e operação podem ocorrer em qualquer empresa, entretanto, caso sejam negligenciados, trarão impactos negativos difíceis de contornar, como:

  • Insatisfação dos clientes devido a atrasos e entregas incorretas;

  • Perda de bens e produtos;

  • Desperdício de recursos financeiros, materiais ou de mão de obra;

  • Geração de custos desnecessários;

  • Retrabalho; entre outros prejuízos.


Em um mercado cada vez mais competitivo, como o varejista, é essencial que se busque sempre melhorias na gestão logística para aumentar a eficiência dos processos da empresa e garantir o seu constante desenvolvimento.


Para tanto, é necessário primeiramente evitar que as falhas passem despercebidas pelos gestores ou sejam consideradas insignificantes.


Em seguida, elas precisam ser sanadas e melhorias precisam ser implementadas para evitar que ocorram novamente. Normalmente, através da adoção de novas tecnologias.


A tecnologia em logística evoluiu muito nos últimos anos. Hoje, há softwares que facilitam a gestão e são capazes de evitar ou compensar falhas durante o processo, entre elas:

  • Erros no controle de estoque;

  • Contratempos e complicações nas rotas;

  • Avarias e deficiências nas entregas;

  • Dependência de certas transportadoras;

  • Falhas de comunicação;

  • Erros humanos; má capacitação profissional;

  • Falta de manutenção nos veículos;

  • Ausência ou adoção de indicadores incorretos;

  • Descumprimento de prazos;

  • Falta de planejamento operacional; entre outras.


Além das dificuldades enfrentadas internamente pelas empresas, no Brasil o varejista pode enfrentar ainda outros desafios, como a falta de segurança durante o transporte e a infraestrutura precária de certas rodovias.


Enquanto problemas como esses não podem ser resolvidos pela empresa, seus efeitos podem ser minimizados ou compensados pelo ganho de eficiência em outras etapas do fluxo logístico.


A tecnologia também pode beneficiar cada negócio de maneira diversa, a depender de outras variáveis que influenciam o desempenho da empresa, conforme o seu porte, área de atuação, maturidade de gestão, entre outras, capazes de suprir quaisquer necessidades que sua empresa apresentar.


Dentre os negócios atendidos pelo nosso software e equipe, figuram companhias dos mais diversos portes e áreas de atuação, com necessidades logísticas das mais variadas. Talvez sua empresa compartilhe algumas semelhanças com alguns de nossos clientes, como, por exemplo:


1. [Varejo] Zissou, marca de colchões e travesseiros (DNVB)


A empresa iniciou suas atividades há poucos anos, em 2017, com o propósito de proporcionar uma nova experiência no sono. Muito focada na experiência do cliente, procurou a Equilibrium para preparar sua estrutura logística para o ganho de escala nas operações e vendas.


É uma DNVB – marca que já nasceu digital – e está adotando a omnicanalidade ao abrir lojas conceito (físicas) em pontos estratégicos no Brasil.


A dificuldade de transportar colchões foi resolvida de maneira simples, enquanto a Zissou inovou no modelo de inserção do colchão dentro de uma embalagem compacta, a Equilibrium trouxe a tecnologia para conectar essa demanda com diversos parceiros de transporte capacitados.


A marca, mesmo nova, vem dobrando de tamanho ano a ano e está aumentando seu portfólio de produtos.


Seu NPS (métrica de satisfação dos clientes) é de aproximadamente 90 de 100, e apesar de o colchão não voltar para a caixa depois de aberta, a Zissou oferece 100 dias de teste e a troca do produto sem custo durante esse prazo.


A logística para a Zissou se tornou uma grande ferramenta para agregar valor a experiência do cliente. Como é um colchão diferenciado, alguns cuidados e práticas na retirada da caixa são necessários.


Ao chegar no cliente os entregadores já estão preparados para fazer o unboxing do colchão, garantindo uma experiência única no recebimento do produto.


Já na logística reversa, como o colchão não consegue ser inserido novamente dentro da caixa, a devolução se torna muito mais simples com a coleta e serviço diretamente na residência do cliente. Assim, a logística se tornou um dos grandes focos da empresa, visando oferecer esse diferencial ao consumidor.


Amit Eisler, co-fundador da Zissou aprova nosso atendimento:


“Temos admiração pelo trabalho de vocês que ajudam o ecossistema e a viabilizar e escalar o nosso modelo de negócios. É esse tipo de relação, de olho no olho e de equilíbrio, que nos fará chegar aonde queremos”.


2. Indústria] Cottonbaby, marca de produtos de higiene pessoal


Com 28 anos de história, é uma empresa reconhecida nacional e internacionalmente. Seus clientes são os varejos que revendem os produtos Cottonbaby, como farmácias e mercados. Portanto, sua operação logística é B2B, e as cargas são, predominantemente, lotação.


Os principais objetivos da marca, ao contratar a Equilibrium, eram: reduzir a conta frete, gerenciar frota, otimizar a distribuição e obter visibilidade da operação.


Tendo isso em vista, a Equilibrium desenvolveu a opção de redespacho: do centro de distribuição (são dois) a um destino intermediário, o frete é lotação e realizado por frota própria. O segundo trecho dali em diante é realizado por outra transportadora e geralmente fracionado. O valor entregue é o leilão de frete, que resulta em grande redução de custo.


Ou seja, além do redespacho, entregamos outras soluções diferenciadas, como cotações e contratações de frete, rastreamento de carga, e digitalização de frota própria para entregas lotação – além das demais funcionalidades da plataforma.


3. [Varejo] Havan, rede de lojas de departamentos


A Havan, gigante do varejo brasileiro, percebeu no início de 2020 que precisava transformar digitalmente a sua logística, com o intuito de preparar a operação para sustentar o aumento das vendas no e-commerce durante o período de restrição de circulação ocasionada pela pandemia de Covid-19.


A varejista procurou a Equilibrium buscando uma melhor gestão logística, como a expedição de mais de 200 lojas para todo o país, a oferta de transportadoras, e a realização de entregas rápidas.


Seus objetivos eram proporcionar a melhor experiência de compra desde o clique no site – e outros canais digitais – até a entrega da mercadoria; reduzir custos de frete; e escalar a operação de ship-from-store nas lojas de todo o Brasil.



Nossas soluções incluíram:

  • Habilitação de todas as lojas como expedidores de mercadorias para todo o Brasil e criação de malha logística digital multimodal para escalar o ship-from-store;

  • Oferta de transportadoras nas cotações de frete: através de nossas integrações nativas via API e de Inteligência Artificial, realizamos as cotações de frete junto às transportadoras habilitadas e recomendamos para o consumidor final a melhor cotação de frete dentre elas, de acordo com as regras logísticas customizáveis na plataforma;

  • Super Entrega Havan: através da digitalização de frota própria com o app Equilibrium, possibilitamos a oferta de same-day e same-hour delivery realizados por mais de 170 lojas da rede.


Através dessas soluções e das outras funções da plataforma, possibilitamos à Havan obter resultados inéditos, como:

  • Mais de 35% de redução da conta frete;

  • Índice de satisfação do consumidor de 4.3 de 5 estrelas;

  • Quase 1 milhão de entregas orquestradas.


Você percebe alguma similaridade entre os desafios enfrentados por esses clientes e as necessidades atuais – e projeções futuras da sua empresa? A Equilibrium pode ter as soluções que você precisa para obter os resultados que você deseja!




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo