Por que o frete ainda é demorado e como acelerar a logística da sua empresa




Você sabia que atraso na entrega ainda é a reclamação mais comum dos consumidores que fazem compras online no Brasil? Pois bem, o fato é que esse problema não se limita somente aos e-commerces ou negócios B2C. Afinal, até mesmo uma simples transferência de insumo entre filiais de qualquer organização precisa atender aos prazos.


Por isso, em qualquer operação logística, por menor que seja o atraso, as consequências podem trazer pontos negativos para sua empresa: desde uma simples perda da confiança do cliente até prejuízos financeiros. Os motivos para que isso aconteça podem ser erros do cliente, da empresa, da transportadora ou correio, ou fatores externos. Vamos a eles:


Erros causados pelo cliente:


1. Informação do endereço errado, incompleto ou desatualizado:


Quando o entregador tenta entregar o pacote numa moradia difícil de ser encontrada, uma nova tentativa de entrega não será feita a menos que o cliente forneça todos os detalhes necessários e corretos. Portanto certifique-se de que os endereços escritos estejam completos com o número do apartamento, nome da campainha e qualquer código de acesso necessário;


2. Etiqueta difícil de ser lida por má qualidade de impressão:


Se não conseguir realizar a leitura da etiqueta de envio, a empresa transportadora pode devolver o pacote ao remetente. Portanto, evite impressões de baixa qualidade;


3. Envio de itens proibidos ou restritos:


Caso envie itens proibidos, a transportadora poderá optar por confiscar ou devolver o volume. Portanto, certifique-se que está a enviar apenas itens permitidos. Confira nossa lista de itens restritos e proibidos para envio por correio ou transportadora.


4. Destinatário ausente:


Quando não há ninguém para receber a encomenda, o entregador irá realizar uma nova tentativa de entrega, ou poderá ainda devolvê-la ao remetente. Ambas as situações causam atraso na entrega da transportadora.


Erros da empresa:


1. Falta de planejamento:


Sua empresa deve ter em mente que a logística não se resume a contratar uma boa transportadora. Afinal, quando falamos de supply chain, precisamos enxergar um cenário muito mais amplo e complexo. Não adianta terceirizar as entregas com um parceiro com frota dedicada e tecnologia de ponta, se o atraso na entrega é ocasionado por gargalos e falhas em sua logística inbound, ou seja, na movimentação interna de seu armazém. Sendo assim, revise seus processos, crie KPIs, estude o seu sistema de picking, e invista em tecnologias e sistemas específicos, como o Equilibrium.


Falta de gestão de estoque: esse fator é imprescindível para solucionar os atrasos nas entregas de sua empresa. Imagine, por exemplo, receber um pedido de um cliente e confirmá-lo, mas na hora do faturamento, perceber que há falta ou divergência no estoque. Parece banal, mas é mais do que comum, especialmente, em empresas que insistem em processos manuais e obsoletos! Contar com softwares de gestão, organização, inventários e outras práticas adequadas, como o Equilibrium, é fundamental para otimizar o setor de armazenagem e melhorar o desempenho das entregas.


Erros da transportadora:


1. Falta de tempo:


Os entregadores têm uma rota pré-programada e o tempo em que seu pacote é entregue depende se o seu endereço está no início ou final dessa rota. Tenha em mente que como trata-se de uma pré-programação, imprevistos podem ocorrer e atrasar a entrega;


2. Feriados e temporadas:


Nos feriados nacionais ou períodos de férias, o alto volume de pacotes enviados provoca sobrecarga no trabalho das transportadoras, resultando num possível atraso na entrega de encomendas. Para evitar que isso ocorra durante os períodos festivos, recomendamos que organize o seu envio com antecedência.


Fatores externos:


1. Atraso causado pela alfândega:


Ao receber uma encomenda de fora do país, a alfândega poderá requerer documentos específicos ou mesmo o pagamento de taxas, resultando no atraso de encomendas internacionais. Uma entrega atrasada da Amazon ou Aliexpress, por exemplo, está muitas vezes relacionada à burocracia alfandegária;


2. Condições meteorológicas:


O mau tempo pode bloquear as estradas, decolagens ou dificultar o trânsito e causar o atraso de encomendas;


3. Trabalho de manutenção ou construção:


Mesmo que não seja um motivo comum, o trabalho de manutenção na estrada pode dificultar a entrega.


Destacamos alguns pontos importantes a que toda empresa precisa estar atenta para melhorar as suas entregas e proporcionar melhores experiências no mercado:


  1. Revisão de processos internos: é preciso rever cada etapa de gestão logística e buscar solucionar os gargalos e as falhas nos processos. Para isso, há diversos sistemas e estruturas internas que podem ser implementadas, como: porta pallets; racks inteligentes; flow rack; esteiras; transelevadores e carros automatizados para a movimentação de produtos.

  2. Investimento em tecnologia de ponta: ainda em logística inbound, reforçamos a importância de se investir em plataformas de gestão, como a Equilibrium, que garante muito mais segurança e praticidade aos processos do supply chain. Consequentemente, vai impactar na distribuição dos produtos e minimizar o problema de atraso na entrega em sua empresa.

  3. Formação de parcerias estratégicas: ao buscar uma transportadora no mercado, é importante levar em consideração que o consumidor atual não busca apenas entregas dentro do prazo, mas sim experiências diferenciadas. Prova disso é o crescimento de práticas como o same-day delivery e outros conceitos. Para conquista-las, pesquise em nosso software as soluções oferecidas pelos fornecedores e confira a infraestrutura da empresa. Verifique a disponibilidade de bases estratégicas, centros de distribuição, métodos de operação, tecnologias, se tem frotas dedicadas etc.

  4. Acompanhamento das entregas: já foi o tempo em que era necessário ficar atrás do motorista, ligando e pedindo “chutes” de previsões. Hoje, graças à Equilibrium, é possível rastrear sua carga em tempo real e de forma muito mais confiável. Isso possibilita monitorar cada etapa de sua distribuição, proporciona maior segurança à sua carga, garante informações muito mais confiáveis e, por fim, evita o velho atraso na entrega.

  5. Integração com o parceiro: encontrou na nossa plataforma a transportadora perfeita e com a tecnologia necessária para a sua logística? Agora é hora de evitar aqueles gargalos internos que citamos ao longo do texto. Para isso, busque maior integração com os métodos e soluções propostas pelo fornecedor, convide seus representantes para conhecer a planta operacional, seus processos e as principais dificuldades.

Temos certeza de que monitorando e solucionando cada um dos pontos aqui destacados, o recebimento de reclamações por atraso ficará no passado.


0 comentário