O que torna eficiente o Rastreamento de Pedidos



Preço e prazo atrativos há muito tempo já não são mais diferenciais quando se trata do transporte de pedidos. Essas são qualidades mínimas às quais qualquer empresa precisa estar atenta para permanecer competitiva no mercado.


Atualmente, o consumidor está mais informado e exigente do que nunca. Enquanto algumas empresas oferecem comodidades como diferentes modalidades de frete e agilidade na resolução de problemas, outras vão ficando para trás por não encarar a logística como área crucial para fidelização do cliente.


Nesse cenário, um dos serviços cuja oferta recentemente se tornou mandatória é o rastreamento de pedidos, que consiste no acompanhamento de cada etapa da operação de frete.


Ele serve para identificar falhas no processo de transporte e danos aos produtos, e também para comunicar ao consumidor a localização do pedido e esclarecer dúvidas.


A gestão da entrega é tão importante quanto o processo de venda: tanto a apresentação dos produtos, o preço praticado, as políticas de desconto e o cálculo de frete, quanto o acompanhamento dos pedidos e a garantia de que eles cheguem no prazo e sem danos são fatores essenciais para convencer o cliente a voltar a fazer negócio com sua empresa – e fazer indicações que ajudarão a atrair novos consumidores.


Investindo no rastreamento de pedidos, você pode descobrir que em determinada rota os extravios ocorrem com maior frequência, levantar quais são as possíveis causas e qual plano de ação precisa ser adotado para melhorar o processo. É possível acompanhar com maior precisão quais são os gargalos e identificar melhorias que podem ser feitas, inclusive para reduzir custos.


Além disso, ele permite controlar o status do pedido e informa-lo ao comprador, desde o momento em que a carga saiu da empresa, a distribuição para a rota, as etapas do transporte, até a entrega ao cliente.



Tendo controle de todas essas etapas, a empresa pode ainda otimizar os percursos de entrega. Vantagem para a empresa, que reduz custos e aumenta a eficiência; e para o consumidor, que recebe seu pedido com maior rapidez e pagando uma taxa de frete mais baixa.


O levantamento de dados sobre a entrega permite ainda munir o SAC da empresa com informações precisas e atualizadas, para que o atendimento ao consumidor seja mais ágil e responsivo, permitindo concluir alguns chamados de imediato.


Pode-se ainda trabalhar de forma proativa, enviando antecipadamente informações sobre atrasos e outros problemas com a entrega para o cliente, de forma que ele não se frustre posteriormente.


Isso também permite elaborar rapidamente um plano de ação para solucionar a falha e informar ao cliente um novo prazo. Enviar as informações antes que os clientes precisem fazer contato reduz o volume de atendimentos do SAC e deixa a equipe menos sobrecarregada.


Isso porque um dos principais motivos de reclamação dos compradores ao SAC é o atraso na entrega ou a falta de informações ligadas a esse processo. Para aumentar a satisfação dos clientes, então, é preciso que as áreas de logística e de atendimento ao consumidor mantenham a comunicação fluida e transparente.



Sempre que houver a possibilidade de atraso o setor de logística precisa informar ao SAC, assim como esse deve informar à gestão de transportes quando um problema for levantado pelo cliente e necessitar de solução rápida.


É essa integração e cooperação entre os departamentos que permite melhorar o atendimento e solucionar problemas de forma ágil e eficaz. O SAC, por ser a única forma de contato que o cliente possui com a empresa, é de suma importância, por isso a necessidade de oferecer um serviço de qualidade.


Além disso, fornecer informações claras e precisas no link de rastreio, atualizá-las a cada etapa do transporte e incluir na página uma caixa de texto para o consumidor entrar em contato também são soluções interessantes.



Nos links de rastreio da Equilibrium, o consumidor, além de acompanhar o status do pedido sempre atualizado, também pode avaliar a entrega e contatar a empresa.



Além da caixa de interação e de outras informações de SAC (telefone, e-mail, etc), os links de rastreio da Equilibrium informam a etapa de entrega de forma patronizada, para facilitar o entendimento pelo cliente.


Isso porque cada transportadora informa a localização do pedido de maneira diferente. Através da padronização proporcionamos uma experiência única para o consumidor, independentemente da transportadora contratada.


Além disso, as avaliações de entrega feitas pelos clientes vão servir como critério de classificação das transportadoras, para sabermos quais estão com um desempenho melhor.


Ademais, investir na automatização é fundamental também porque processos manuais aumentam o risco de erros e dificultam o controle de todas as informações relevantes.


Um software apropriado que permita o controle total sobre as operações consegue ainda fazer o cálculo de frete mais vantajoso, aprimorar a gestão de despacho por meio da geração de etiquetas e abertura de solicitação de coleta às transportadoras, e até fazer a auditoria de faturas.


Aqui na Equilibrium, por exemplo, através do rastreamento dos pedidos, conseguimos predizer através de inteligência artificial, se um pedido tem possibilidade de ser devolvido pelo cliente, se existem riscos do pedido atrasar, entre outras categorizações realizadas a partir dos status de rastreio e análise automática dos comentários dos clientes dentro do pedido.


Para além do relacionamento com o consumidor, as funcionalidades da automação ajudam a aprimorar os processos logísticos como um todo, contemplando outras atividades igualmente importantes para a tomada de decisões, o que gera melhorias nos resultados, redução de desperdícios, aumento da qualidade e maior eficácia da gestão, por exemplo.


A relação custo-benefício de um software é altamente compensatória, já que possibilita inclusive a redução de custos. Essa, por sua vez, aumenta a lucratividade do negócio e possibilita a prática de preços mais competitivos – que atraem ainda mais clientes.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo