Dia do Trabalhador e os resultados da pesquisa “Como a Equilibrium é para Você?”



Em honra ao Dia do Trabalhador, e para saber como estamos atendendo às expectativas dos membros da nossa equipe, realizamos a pesquisa “Como a Equilibrium é para Você?” entre os dias 05 e 16/04/2021 com o objetivo analisar a percepção dos nossos profissionais acerca da empresa.


Ao final do período obtivemos 15 respostas, totalizando 88% de engajamento. O intuito era verificar se a cultura de valorização do capital humano é efetiva na prática e percebida pela equipe. Ficamos muito felizes com o resultado, que você confere abaixo nas palavras de nossos colaboradores:


Por que a Equilibrium?


Eu escolhi a Equilibrium “pelo desafio de estar numa startup, mas principalmente pela oportunidade de liderar pessoas”.


“Porque vi a oportunidade de desenvolvimento de carreira e de trabalhar em algo que gosto.”


Pela “oportunidade de entrar em uma empresa promissora com alternativas de crescimento”.


“Por ser uma empresa nova com flexibilidade e oportunidade de crescimento.”


“Porque gosto de inovação, tecnologia, logística e com isso tudo fazer diferença na vida das pessoas.”


“Pela cultura dinâmica em ajustar processos.” “Pela liberdade em fazer a diferença dentro da empresa.” Pelos “desafios e pensamentos além do normal”. Pela “oportunidade desafiadora.”


Nossos valores compartilhados


Além dos motivos pelos quais nossos colaboradores terem escolhido a Equilibrium para trabalhar, perguntamos também quais valores eles compartilham com a empresa. Ao que as respostas foram:


“Somos muito humanos, preocupados com pessoas. Foco no cliente, todos preocupados em atendê-lo da melhor forma. Gostamos de nos divertir e interagir entre o time.”


“Preocupação com as pessoas e transparência.” “Respeito pelas pessoas, resiliência, autonomia de trabalho.”


“Inovação, flexibilidade e simplificação.” “Dinamismo, abertura, flexibilidade, formalidades, valores relacionados a saúde, segurança e bem-estar.”


“Preocupação com as pessoas.” “Cultura baseada em pessoas.” “Humanidade e comprometimento.” “Proximidade e respeito.”


Pudemos perceber que a humanidade, o respeito e a preocupação com as pessoas foram valores essenciais compartilhados por todos da equipe.


Clima e ambiente de trabalho


Ao perguntarmos sobre como os colaboradores percebem o clima no ambiente de trabalho, recebemos respostas como:


“Super descontraído, temos liberdade para realizar nosso trabalho, as pessoas são muito abertas e dispostas e estão realmente muito preocupadas em fazer um bom trabalho.”


“Clima é muito bom entre equipe e líderes também. Na medida do possível, estamos nos saindo muito bem (dadas as circunstâncias da pandemia).”


“Gosto muito do ambiente de trabalho, sempre sou atendido em relação às dúvidas e fico por dentro dos novos negócios.”


“Pessoas sempre muito atenciosas, compreensivas e dispostas a cumprir com o objetivo. Ambiente de trabalho muito bom e confortável, nunca faltou nada. Clima da empresa na maioria das vezes descontraído e leve. Líderes muito competentes e prestativos.”


“Meus chefes são bem compreensíveis, o que é muito bom. Os objetivos estratégicos, táticos e operacionais são claramente discutidos e definimos junto os combinados (e conseguimos manter a estabilidade emocional mesmo quando enfrentamos dificuldades ou dilemas existenciais).”


“Próximo e aberto à conversa, ainda que seguindo o mínimo/normal necessário de ordem e alinhamento a regras que uma empresa precisa para rodar.”


Não poderíamos ter ficado mais satisfeitos por receber respostas como essas. Quando perguntamos se a empresa oferece alguma oportunidade que fora dela nossos colaboradores não teriam, eles responderam:


“Sim, temos a oportunidade única de criar uma solução nova para descomplicar a logística e fazer a diferença para quem está na ponta de compra; interagindo com um time de desenvolvimento; líderes fantásticos; e um ambiente exponencial junto à logística de embarcadores e operadores logísticos.”


“Vejo muita oportunidade em auxiliar na criação das coisas, estruturar áreas ou projetos para clientes. Aqui se tem a chance de começar algo do zero e autonomia para desenvolver algo com suas características. Isso proporciona bastante desenvolvimento.”


“Com certeza! Estou tendo uma oportunidade única de aprendizado dentro da Equilibrium e já me desenvolvi muito para ela. Seria muito mais difícil ter essa oportunidade em outra empresa no início.”


“Sempre sonhei com uma empresa inclusiva, com seus critérios e modelo de negócio e trabalho bem definidos. Cenário que cria uma espécie de campo gravitacional para aproximação de pessoas que compartilham os mesmo valores pessoais e profissionais.”


Oportunidades de crescimento


Perguntamos também se nossa equipe percebe oportunidades de crescimento dentro da Equilibrium. Ao que disseram:


“Com certeza. Temos muita possibilidade de crescimento junto da empresa que está voando.”


“Sim, é uma empresa nova e tem oportunidade para crescimento em todos os setores.”


“Sim, inclusive por isso aceitei a proposta de trabalho. Acredito muito no potencial da empresa.”


“O desempenho individual é muito valorizado; permitem que consiga chegar até onde a sua capacidade e força de vontade puder te levar.”


Em meio a uma pandemia que mudou de forma definitiva não só a logística, mas o planeta, nossa preocupação com a equipe havia crescido. Realizamos a pesquisa justamente para saber se a empresa ainda atendia às expectativas dos colaboradores. Afinal de contas, o ambiente profissional provavelmente nunca mais será o mesmo. Ficamos satisfeitos por saber que a cultura que criamos transmite nossa preocupação com as pessoas, permite que se sintam valorizadas e oferece oportunidades de crescimento.


Hoje, mais do que nunca, as empresas precisam diagnosticar a satisfação de seus funcionários. Em muitos casos, as restrições ocasionadas pela pandemia podem ter dificultado as relações de trabalho, e pode ser necessário promover modificações no ambiente e na cultura empresarial, o que vale não apenas para o setor de logística.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo