• Nathan Stähelin

Como simplificar a logística - O propósito da Equilibrium

Atualizado: Fev 22



Nem sempre aumentar a complexidade logística é a solução para vender mais. Muitas vezes, na tentativa de minimizar os custos de produtos, armazenagem, transporte e capital, as empresas podem criar operações tão complexas que os custos de coordenação do processo e especialmente os das variações entre o previsto e o real, podem colocar o negócio em risco.


Algumas das barreiras enfrentadas pelas empresas responsáveis pela movimentação de cargas, nos mais diferentes modais, são:


  1. Condições de infraestrutura precárias;

  2. Processos administrativos e burocráticos demorados;

  3. Falta de mão de obra especializada;

  4. Alta tributação.


Mas os obstáculos não se resumem apenas ao transporte da carga. Toda a cadeia de suprimentos é afetada, inclusive nos seus processos internos, que incluem planejamento de armazenagem, circulação e distribuição de produto.


Para poder otimizar os processos, reduzir seus prazos e elevar os ganhos, é necessário que a empresa trabalhe com ferramentas para gerenciamento do fluxo logístico, que podem ir desde a separação do produto até a entrega ao cliente.


Os 4 principais atuais desafios em logística


Segundo levantamento do Grupo IMAM, que presta consultoria em logística, são 4 os principais desafios em logística atualmente:


1. Melhora da eficiência operacional:


Este talvez seja o maior desejo dos empreendedores. Trabalhar com mais eficiência do que sua concorrência nas atividades semelhantes desempenhadas.


Porém, apesar de ser um objetivo comum a todas as empresas e parecer óbvio, fazer com que a empresa utilize seus recursos de uma maneira lucrativa depende do envolvimento de todos os setores e de uma gestão logística unificada, que inclua gerenciamento de armazéns, de pedidos, retirada de produtos, embalagem, gerenciamento de transporte e serviço ao cliente.


2. Redução de custos:


Esse desafio logístico só será possível de ser resolvido assim que a empresa implementar o item anterior. Com planejamento dos processos e a implementação de novas ferramentas e estratégias, a redução de custos pode fazer parte do financeiro da organização.


Hoje, a tecnologia é uma grande aliada. Para redução de custos, a Equilibrium oferece, por exemplo:

  • Alertas preventivos de atrasos nas entregas com insights sobre como resolver as exceções para maior agilidade e assertividade nos transportes;

  • Indicação de novos parceiros para melhorar a velocidade de entregas;

  • Insights baseados no histórico de desempenho das transportadoras para ajudar a reduzir a variabilidade dos prazos de entrega, diminuindo os níveis de estoque de segurança na cadeia;

  • Monitoramento em tempo real da performance das transportadoras e demais serviços logísticos, o que permite melhorar as negociações de tabelas de frete;

  • Auditoria dos custos de transporte para evitar cobranças indevidas;

  • Seleção e otimização de modais de transporte.


3. Melhora no nível de serviço ao cliente:


Nunca na história econômica mundial, o consumidor foi tão exigente com as empresas. Esse aumento do nível de exigência deu-se, em grande parte, pela disseminação da internet que promove o imediatismo na nossa rotina. Ainda por cima, é através da avaliação dos clientes que a sobrevivência da organização depende.


A Equilibrium oferece ferramentas tecnológicas para o monitoramento das encomendas, pois a rapidez na entrega, além de ser um dos principais desafios em logística, também é um diferencial de mercado, assim como o atendimento e relacionamento que a empresa oferece ao seu cliente - que deve ser levado a sério.


4. Sincronização da cadeia de abastecimento:


É aqui que a tecnologia da informação e a automação precisam ser utilizadas como ferramenta principal. O primeiro passo é integrar as informações dos agentes de supply chain (indústria, distribuidor e varejo).


Como resultado da sincronização das demandas de cada um desses elos, a empresa começa a apresentar maior produtividade, redução de custos e aumento de ganhos. Inclusive, tudo isso impacta não apenas internamente, mas também na experiência do serviço que será oferecida ao cliente.


O propósito da Equilibrium é justamente este: simplificar a logística. Conte conosco para reduzir os custos e aumentar a eficiência do gerenciamento logístico da sua empresa.



22 visualizações0 comentário
  • Branca Ícone Instagram

Made in Floripa

Av. Pres. Kennedy, 815