Como funciona uma plataforma de gestão de fretes?

Atualizado: Nov 8



Ao contrário de quem compra em uma loja física e já sai com a sacola na mão, quem compra pela internet precisa aguardar o produto chegar.


Além de ser uma fonte de expectativa para o cliente, o frete representa um grande desafio para os lojistas. De acordo com a pesquisa Moosend de 2020, mais de 60% dos abandonos de carrinho são motivados pelo preço de entrega do pedido.


Segundo a pesquisa Logística no E-commerce Brasileiro 2019, realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o frete é responsável por 65,9% dos custos logísticos de quem tem uma loja virtual.


O gasto com transportadoras se mantém próximo aos 60% desde 2013, indicando que a logística é, historicamente, uma preocupação para quem vende online.


Temos, então, duas faces da mesma moeda: uma delas é o cliente, que não quer pagar caro pela entrega e gosta de acompanhar o envio do pedido. A outra é o empreendedor, que precisa oferecer fretes competitivos a fim de fidelizar sua clientela.


E se houvesse alguma forma de conciliar os interesses de ambos? É aí que entram em cena as plataformas de frete.


Também chamadas de gateways de frete, são ferramentas capazes de conectar o seu e-commerce a vários operadores logísticos do mercado.


As plataformas de frete funcionam como intermediárias entre o seu negócio e diversas transportadoras, proporcionando variedade nos preços e mais opções de entrega.


Elas permitem que você faça cotações de frete individualmente, para cada pedido. Selecionando assim, a melhor opção para cada cenário.


Veja um exemplo de como isso ocorre na Equilibrium:


Primeiro você seleciona o tipo de entrega, entre fracionado, last-mile ou fechado

Então você seleciona o expedidor e coloca os dados da entrega (CEP e dados da mercadoria)

Então nosso sistema fará uma pré-seleção da transportadora ideal para o seu pedido, trazendo outros resultados de cotação, em tempo real.

Tudo isso também ocorre de forma automática, com o pedido saindo do seu ERP e cotando automaticamente pela Equilibrium. Você pode disponibilizar as cotações no seu e-commerce para o cliente final escolher a que desejar!


Essas pequenas variações de preço podem garantir uma grande economia no final do mês, atingindo reduções de até 30% no valor da conta-frete de uma empresa.


Além de melhorar a gestão logística, já que proporciona o acesso a diferentes transportadoras, possibilitando a escolha da opção mais adequada para cada situação, a integração com a plataforma de frete permite que a cotação de prazos e valores seja exibida na sua própria loja virtual.


Nesse caso, os clientes da sua loja virtual podem acessar uma maior variedade de fretes e, consequentemente, têm mais liberdade na hora de escolher uma modalidade de envio, podendo optar por pagar mais barato, ou receber mais rápido.


As plataformas de frete também oferecem uma solução rápida e prática a problemas corriqueiros.


Por exemplo, gestores de e-commerce economizam tempo ao automatizar funções que antes exigiam trabalho manual — como o contato direto com transportadoras para cotar, contratar, coletar e resolver problemas.


Ademais, vale mencionar que, por oferecerem serviços de transportadoras privadas, as plataformas de frete representam alternativas viáveis ao serviço dos Correios, que não envia objetos com mais de 30 quilos ou com dimensões superiores a 105 cm x 105 cm x 105 cm - o que pode representar um problema para lojistas que trabalham com volumes maiores e mais pesados.


Além do básico, que é fornecer cotações e contratações de frete, algumas plataformas também contam com ferramentas para te auxiliar na entrega de uma melhor experiência com o cliente.


Podemos citar funcionalidades como: rastreamento da mercadoria disponibilizado para o cliente, ferramentas de SAC entre empresa <> transportadora <> cliente, auditoria de frete, e regras de frete personalizáveis.


Essas funcionalidades são o diferencial na rotina da sua equipe para estar à frente dos problemas, e superar a expectativa do cliente, tendo total controle da sua operação logística por apenas uma plataforma.


Infelizmente nem todas as plataformas oferecem todos esses recursos, cada uma terá um diferencial, e o da Equilibrium é simplificar a sua logística, oferecendo todas as ferramentas para que planilhas, telefones e mensagens no Whatsapp não sejam a sua dor de cabeça no dia a dia.


Se após ler este conteúdo você entendeu a importância de ter um sistema para gerenciar sua logística, te convido a conhecer a Equilibrium, agende aqui uma demonstração gratuita da plataforma!




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo