Como automatizar suas planilhas de frete VTEX

Atualizado: há 6 dias



Quem utiliza a plataforma de comércio digital VTEX está familiarizado com o excesso de operações para manter as tabelas de frete atualizadas e a falta de competitividade no valor de frete disponibilizado para o cliente - ocasionada, sobretudo, pelas dificuldades de operação.


Para cada transportador é necessária uma tabela por expedidor (doca). Portanto, se sua empresa opera com 50 expedidores e utiliza 5 transportadoras, você terá que atualizar manualmente 250 planilhas de frete a cada nova atualização de preços, prazos ou abrangência da transportadora.


Pensando em solucionar esse problema, desenvolvemos a automação de Tabelas VTEX, solução até então inexistente no mercado. Através dela, as tabelas VTEX são atualizadas automaticamente, facilitando – e muito – encontrar a melhor cotação de frete para cada entrega.


Em conversa com a analista de transportes sênior de uma rede nacional de lojas de calçados, fomos informados que a solução da Equilibrium é exatamente o que necessita para otimizar sua operação.


Atualmente, a plataforma de e-commerce é VTEX e ela conta com três funcionários trabalhando exclusivamente para a montagem de tabelas de frete.


Através da solução Equilibrium, é gerada automaticamente uma tabela no padrão VTEX que contém:

  • A melhor cotação para cada cenário de código postal e peso por expedidor;

  • Intervalos de códigos postais personalizados e automatizados;

  • Cotação de frete integrada diretamente com a transportadora;

  • Atualização automática semanal ou mensal de tarifas de envio e prazos de entrega;

  • Validação de CEP;

  • Considera o melhor frete em todas as transportadoras utilizadas;

  • Conexão via APIs externas com as transportadoras.

Abaixo um esquema gráfico comparando a solução da Equilibrium de automação de planilhas VTEX com a importação padrão de planilhas oferecida pelo sistema:


Com essa ferramenta, você evita perder tempo e dinheiro atualizando planilhas do Excel e ainda previne utilizar valores de frete incorretos ou desatualizados.


Nossa solução seleciona as melhores cotações através da nossa conexão com as transportadoras e monta uma tabela única para cada expedidor, trazendo a melhor opção para cada cenário de frete.


Além disso, sabemos que cada transportadora precifica o frete de forma diferente, e um funcionário da empresa precisaria manualmente colocar cada tabela no padrão VTEX.


Ademais, há algumas taxas que certas transportadoras adotam que não é possível incluir na planilha VTEX, o que acarreta perdas financeiras para a empresa, visto que o valor cobrado do cliente final pode não corresponder ao valor real pago à transportadora.


A solução da Equilibrium já traz o melhor preço considerando a regra aplicada por cada operador logístico, pois recebemos os valores diretamente do sistema da transportadora via API, além de contar com uma funcionalidade de auditoria de frete automática que previne tais perdas.


Sem contar que, se a empresa oferecer duas ou mais alternativas de frete, como é o caso da Havan, nossa cliente, que oferece a opção de “super entrega” em até 24 horas, é preciso uma planilha para cada tipo de entrega por expedidor, dobrando a quantidade de tabelas.


Se a loja estiver fazendo algum tipo de promoção que influencie o valor do frete, como, por exemplo, frete grátis para todos os produtos de determinada marca, seria necessária ainda uma nova tabela por expedidor, por transportador, só para as entregas desses produtos.


Com a solução Equilibrium, a tabela gerada já considera todas essas particularidades, além de ser atualizada periodicamente. A depender do porte, algumas empresas não conseguem custear funcionários para atualizar frequentemente as tabelas de frete.


Há empresas que atualizam a cada seis meses, por exemplo, e sabemos que as tabelas oscilam num prazo bem menor que esse. Com a automação de Tabelas VTEX da Equilibrium você pode operar sempre com a tabela corrente.


Todas essas vantagens proporcionam economia de tempo e recursos. Considerando o cenário anterior, ao invés de 250 planilhas de frete, você precisaria apenas de 50 – somente uma por expedidor, contendo as melhores cotações entre as transportadoras utilizadas – um verdadeiro divisor de águas no mercado.


Para determinada faixa de CEP e de peso, nossa ferramenta seleciona a melhor cotação de frete entre todas, otimizando o trabalho em até 500%. Ou seja, com a Equilibrium, a produtividade do seu time logístico aumenta cinco vezes!





0 comentário

Posts recentes

Ver tudo