Clientes Equilibrium figuram entre as maiores empresas do varejo brasileiro



Este ano, o Boticário figura em décimo lugar no ranking SBVC das 300 maiores empresas do varejo brasileiro em 2021, editado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Comércio.


Trata-se de uma entidade aberta, sem fins lucrativos, que, entre outras atividades, publica diversos conteúdos e estudos de mercado.


Se você mora no Brasil, com certeza conhece a rede O Boticário. Com quase 4 mil pontos de vendas físicos espalhados por todo o Brasil, ela é a maior franqueadora do país.


A empresa foi fundada em 1977 pelo farmacêutico Miguel Krigsner, que se instalou em uma portinha, numa rua secundária de Curitiba - PR. Ele chamou a pequena farmácia de manipulação de o Boticário, nome que traduz o seu espírito de alquimista.


De farmácia o Boticário passou a ser uma marca de cosméticos graças à visão do seu fundador. Os primeiros que criou foram um creme à base de colágeno, um creme de elastina para estrias, um xampu e um banho de algas marinhas.


A farmácia passou a atrair cada vez mais apaixonados por essas formulações especiais até que logo lançou o primeiro perfume. O resto é história.


Pouco mais de quatro décadas depois, o grupo já conta com outras seis marcas além da original, o Boticário: 1. Eudora; 2. Quem disse, Berenice?; 3. Beautybox; 4. Vult; 5. Multi B e 6. Beleza na Web.


O grupo permanece focado em perfumaria e cosméticos, mas desenvolve estratégias diferentes para cada uma de suas bandeiras focadas em públicos segmentados.


Neste ano, o ranking dos maiores varejistas publicado pela SBVC cita o Boticário como a empresa com o maior número de lojas do Brasil!


Sua tônica é a forte presença do sistema de franquias como modelo de expansão, proporcionando oportunidades para crescer com capital de investidores-empreendedores.


Atualmente, a empresa é cliente da Equilibrium. Nossa plataforma atende o Beleza na Web, marketplace do grupo, que é a maior loja de cosméticos online, contando com 280 marcas parceiras, entre elas as melhores marcas nacionais e internacionais de cabelo, corpo e banho, perfumes, maquiagem e dermocosméticos.


No marketplace existem diversas lojas (sellers) independentes vendendo seus produtos. A plataforma Equilibrium atua nesse cenário como um pilar estratégico, fornecendo uma estrutura logística a esses pequenos lojistas à qual não teriam acesso de outra forma.


Através da nossa solução, eles conseguem fazer o gerenciamento de pedidos e inclusive rastrear todas as encomendas que estão em trânsito.


Antes da Equilibrium, os lojistas do marketplace não possuíam nenhuma gestão sobre os pedidos. Ou seja: não tinham rastreamento, não conseguiam acompanhar problemas, indicadores, etc.


Hoje, além de gerar a etiqueta de transporte, o seller também acompanha toda a sua operação logística: o status de seus pedidos, os comentários e avaliações de seus clientes, entre outros dados. E o Beleza na Web também tem acesso a todos eles.


Um dos lojistas junto ao qual estamos atuando no marketplace é a loja Max Love. Até o final deste ano, nossa meta é contarmos com a adesão de pelo menos 270 sellers dentro do Beleza na Web, fornecendo rastreio, controle dos pedidos, geração de etiquetas, transportadoras, e todas as outras funcionalidades da nossa plataforma de orquestração logística.


O cliente final agradece: assim ele pode rastrear o seu pedido – visualizar em qual etapa se encontra (por exemplo: recebido, separado, em trânsito, entregue) de forma clara e rápida.


A Equilibrium padroniza os status de entrega informados pela transportadora, que são mais detalhados e informa ao consumidor de forma que facilita o entendimento.


Este também pode avaliar se gostou ou não da entrega, depois que ela foi finalizada, e ainda pode fazer um comentário que será recebido pela loja. O seller pode interagir com o cliente para compensar e corrigir qualquer problema.


Outro cliente Equilibrium que figura no ranking SBVC é a Havan, ocupando o 13º lugar geral entre as maiores varejistas do país, e o 2º lugar dentro do segmento de lojas de departamento, artigos do lar e mercadoria em geral.


A empresa cresceu aceleradamente nos últimos anos com uma estratégia de expansão em cidades de médio porte, onde o custo de ocupação é menor e possíveis concorrentes indiretos (como redes nacionais de supermercado ou grandes e-commerces) não são tão relevantes.


Além disso, das 50 maiores empresas do varejo brasileiro em faturamento por loja, 49 são supermercadistas - a exceção é a Havan, 37ª colocada, única do setor de departamentos.


Contarmos com a parceria de clientes desse porte, como é o caso tanto da Havan quanto do Boticário, nos enche de orgulho. Queremos parabenizar não apenas eles, mas todos os nossos clientes que estão em pleno crescimento. Estamos juntos!


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo