Benefícios do Ship From Store como estratégia para implementar o Same Day Delivery



Com o aumento da população nativa digital, surgiu um novo tipo de consumidor, que domina as novas tecnologias, está conectado o tempo todo e valoriza muito a boa experiência de compra.


Como adaptar suas entregas a esse novo perfil de cliente? Na logística, atuar com same day delivery e ship from store (entrega no mesmo dia e entregas diretamente das lojas) são estratégias que, além de agradar o consumidor (que pode receber o seu produto em poucas horas), também proporcionam inúmeros benefícios às empresas.


Inclusive a utilização do método de ship from store (expedição à partir das lojas) é uma maneira de se atingir o same day delivery (entregas no mesmo dia), pois a mercadoria se encontra mais próxima do cliente, diminuindo o tempo de entrega.


Cada vez mais os varejistas têm inovado com o intuito de oferecer a melhor experiência aos seus clientes.


Diante de um novo mercado altamente competitivo, com todas as empresas focando no Customer Centric, diversificar os canais (omnichannel) e oferecer várias opções para o consumidor é o caminho para quem quer crescer e fortalecer o negócio.


Nesse cenário, o Ship From Store (SFS) faz todo o sentido: uma estratégia em que as lojas físicas funcionam como pontos de estoque da rede de distribuição omnichannel, ou seja, os varejistas usam o estoque de suas lojas físicas para atender pedidos realizados on-line.


Ao invés de atender as demandas de e-commerce a partir de um centro de distribuição (CD), é do próprio estoque da loja física que os produtos são separados e enviados.


Isso garante que o cliente pague mais barato no frete e receba seu produto mais rapidamente, uma vez que o produto sai da loja mais próxima com estoque ao invés de um centro de distribuição distante.


Um benefício do Ship From Store (SFS) bastante nítido no momento recente é que a estratégia ajuda a minimizar os danos causados pelo fechamento das lojas físicas em decorrência da pandemia.


Enquanto as lojas não poderiam abrir ao público, as empresas as utilizam como “minicentros” de distribuição urbanos cuja grande vantagem está na proximidade com as casas dos clientes, possibilitando a entrega no mesmo dia (same day delivery).


Veja um caso prático dos resultados obtidos na utilização do ship from store como estratégia logística pela gigante do varejo Havan no vídeo abaixo:



Vale acrescentar que, devido às lojas físicas estarem mais próximas dos endereços de destino das entregas, a empresa economiza no transporte, podendo até mesmo oferecer o Frete Grátis, ou retirada em loja uma importante vantagem competitiva no e-commerce.


Além disso, podemos citar outros benefícios, como:

  • Ter uma logística otimizada, reduzindo os riscos de falhas e divergências;

  • Aumento da eficiência da loja, direcionando funcionários ociosos para o atendimento dos pedidos on-line;

  • Suporte para o click-and-collect, no qual são utilizados os mesmos recursos e processos, exceto que não haverá o envio, já que o cliente coleta o próprio pedido - gerando economia na taxa de transporte;

  • Maior rotatividade do estoque;

  • Redução de perdas de venda, com menor risco de stockout;

  • Melhoria dos resultados, pois além de trazer uma grande vantagem para o cliente em termos da agilidade na entrega e possibilidade de coleta, também gera economia para a empresa.

Essa tecnologia foi o que permitiu à rede de varejo Havan, em conjunto com a Equilibrium, lançar o serviço de “super entrega” em até 24 horas.


A partir do nosso aplicativo de gestão de frotas próprias, os motoristas da Havan tinham acesso à plataforma Equilibrium através do celular. Assim, os clientes da loja agora podem fazer suas compras pelos canais digitais e receber seus produtos em até 24 horas.


A novidade começou com testes na loja matriz, em Brusque (SC) e na filial de Maringá (PR), e atualmente já conta com mais de 15 lojas utilizando este sistema de entregas, o objetivo é futuramente ter todas as lojas realizando a “super entrega”.


Além da agilidade e praticidade de receber o produto em poucas horas, o head de Last Mile da Havan, Anderson Mendes, destaca que uma das vantagens do serviço é o valor da entrega, que foi fixado em R$ 14,90 através das regras de frete personalizáveis disponíveis na Equilibrium para estas megalojas que operam na fase inicial.


Desde a entrada da Equilibrium como pilar logístico da Havan até o momento, foi possível reduzir em 35% os custos de frete, levando o e-commerce da rede a obter faturamento acima de qualquer uma de suas lojas físicas.


“A proposta é que a taxa seja competitiva também no restante do Brasil, pois todas as 160 mega lojas Havan estão conectadas ao sistema ship from store, que torna as lojas pontos de estoque da rede de distribuição omnichannel”, ressalta.


Atualmente, os clientes já fazem compras no site, aplicativo e no WhatsApp Havan e podem escolher a loja mais próxima para fazer a retirada do produto com o Retira Fácil ou escolher entrega e a loja com o melhor prazo fará a entrega do produto.


Quer saber mais sobre os detalhes que fizeram a Havan atingir os resultados citados? Acesse nosso case e entenda a qual foi a importância da tecnologia no processo logístico da Havan.


Posts recentes

Ver tudo